quinta-feira, 24 de março de 2011

Vereadores Alfredo Costa e Marquinho do PT realizam audiência pública para discutir o transporte em Belém.

Pedro Palheta

Na tarde desta quarta-feira(23), a Câmara dos vereadores de Belém realizou uma audiência pública para debater o tema: O Sistema de transporte, mobilidade urbana e a tarifa remuneratória deste sistema, acessão foi presidida pelo vereador do PT Alfredo Costa juntamente com o vereador Marquinho do PT, e formando a mesa com os parlamentares estavam presentes a Superintendente  da CTBel Hellen Margareth, o superintendente da Policia Rodoviária Federal Isnar Ferreira, o presidente do sindicato dos moto-taxistas autônomas do estado do Pará José Ribamar, a representante do Ministério Público Estadual Maria Helena Muniz, do representante do DIEESE-Pa  Roberto Sena,  Coordenador do Projeto Ação Metrópole Cesar Meira e o representante da SETRANSBEL  Delson Souza.
A cessão ainda contou a presença da bancada do PT na Câmara dos Vereadores de Belém. O Vereador Marquinho do PT iniciou a discussão enfatizando o objetivo da seção em lutar por melhorias no transporte público de Belém, e a importância da regulamentação dos moto-taxistas no município. O Segundo a falar foi o vereador Alfredo Costa do Pt que ressaltou ainda mais a importância da classe dos Moto-taxistas na região metropolitana “ Tem como todos trabalharem há espaço para melhorar  o transporte público de Belém” afirmou o vereador Alfredo Costa que luta para a implantação da CPI dos transportes, “pois tem que se respeitar as Leis da casa” se referindo ao veto dado pela justiça impedindo a implantação do projeto do vereador Otavio Pinheiro, que garantia um dia de gratuidade nas linhas de ônibus urbano de Belém.
Um fato muito lembrado pelo Vereador Alfredo Costa e todos que se se dirigiram a plenária  foi o posicionamento da atual Superintendente da CTBel  Hellen Margareth em vetar o aumento da tarifa de ônibus em Belém. José Ribamar  presidente do sindicato dos moto-taxistas autônomas do estado do Pará lembrou que o surgimento do transporte alternativo em Belém se deu por conta da deficiência do transporte público na capital do estado, O representante da SETRANBEL Delson Sousa o problema da alta tarifa cobrada no transporte coletivo é a falta de investimentos do poder público no setor de transportes.
Outro ponto muito debatido pelos Vereadores foi o perdão de uma divida de R$86 milhões que as empresas tinham por conta do não pagamento de impostos, a divida foi perdoada com o acordo que, a frota dos ônibus urbanos ia ser renovada dando uma melhor qualidade no serviço oferecido a população.
A audiência pública contou  com a presença da várias cooperativas do moto-taxistas, sociedade civil organizada que lotaram o plenário da câmara, e que essa iniciativa dos vereados Alfredo Costa e Marquinho do PT seja o ponta pé inicial para uma grande discussão para melhorar o transporte público da capital paraense.